Operação Abelardo chega ao fim com publicação de ITA que regulamenta equipamentos de recarga

A Confederação Brasileira de Tiro Tático (CBTT) anunciou o encerramento da Operação Abelardo, após uma longa batalha em defesa dos atiradores desportivos brasileiros. A conquista só foi possível graças ao apoio decisivo do deputado federal Paulo Bilynskyj, que abriu as portas do Exército Brasileiro e viabilizou reuniões fundamentais para a resolução do impasse.

O desfecho positivo veio nesta quinta-feira (04/09), com a publicação da Instrução Técnico-Administrativa nº 31/2025 pelo Comando Logístico do Exército, no Diário Oficial da União. A norma regulamenta a gestão de equipamentos de recarga e garante que os atiradores desportivos e entidades de tiro possam adquirir uma máquina de recarga por calibre das armas apostiladas em seus acervos, colocando fim a meses de insegurança jurídica e entraves burocráticos .

Segundo o texto, os equipamentos deverão ser apostilados via SisGCorp e destinados exclusivamente à prática desportiva. A medida encerra um dos principais pontos de mobilização da CBTT nos últimos meses, assegurando segurança jurídica e acessibilidade para a comunidade de tiro.

Para a Confederação, este resultado representa uma vitória coletiva: “A Operação Abelardo nasceu para proteger os direitos dos atiradores e os empregos do setor de recarga. Hoje se encerra com a certeza de que cumprimos nossa missão. Essa conquista pertence a todos os assinaram nossos expedientes, fortalecendo cada ofício”, afirmou o presidente da entidade, Giovanni Roncalli.

Com a publicação da ITA, a CBTT considera que o ciclo de incertezas em torno da recarga de munições foi definitivamente superado, reforçando a legitimidade da atividade e o fortalecimento do esporte no país.

Confira aqui a ITA que regulamenta a aquisição de equipamentos de recarga: INSTRUÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA Nº 31, DE 4 DE SETEMBRO DE 2025 – INSTRUÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA Nº

Facebook
WhatsApp
Email

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.