CBTT denuncia bugs no SISGCORP da 1ª quinzena de maio

Facebook
WhatsApp
Email

Deixe o seu comentário!

A Confederação Brasileira de Tiro Tático (CBTT), por meio de seu presidente Giovanni Roncalli, protocolou o Ofício nº 044/2025 junto à Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), denunciando uma série de falhas críticas no sistema SISGCORP, que vêm comprometendo o direito constitucional de petição dos atiradores desportivos em todo o Brasil.

O documento, endereçado ao General de Brigada André Monteiro Gusmão, detalha bugs ocorridos na primeira quinzena de maio, incluindo falhas na emissão de guias de tráfego, apostilamentos, concessão de Certificados de Registro e autorizações de compra. Um dos erros relatados, por exemplo, impede a conclusão de solicitações com a mensagem “Erro ao salvar os dados preenchidos”. Em outro caso, o sistema retorna a mensagem “A Guia de Tráfego não foi gerada corretamente”, impossibilitando a continuidade do processo.

Ainda mais curioso, um bug registrado no final de abril exibe a palavra “Netflix” de forma totalmente fora de contexto durante o protocolo de processos, o que aponta para possíveis falhas de desenvolvimento ou testes inadequados do sistema.

A entidade ressalta que a ineficiência do SISGCORP pode acarretar sérias consequências aos cidadãos, inclusive com prisões injustas por descumprimento de obrigações legais cuja execução depende exclusivamente do funcionamento do sistema do Exército.

A CBTT também lamenta que ainda não foi implementado um canal direto de comunicação com os responsáveis técnicos pelo sistema para agilizar a resolução dos erros.

Ao final do ofício, a CBTT solicita três providências principais: a imediata apuração e correção dos bugs relatados; a abertura de um canal de atendimento direto com os desenvolvedores do sistema; e um retorno formal com as medidas adotadas para que os prejudicados sejam informados.

“Nosso pleito é legal, moral, e é dever do Estado garantir os meios para o cumprimento das obrigações legais impostas aos cidadãos”, afirmou Giovanni Roncalli.

Confira aqui o ofício na íntegra: Ofício 044-2025 – DFPC – Bugs do SISGCORP da primeira quinzena de maio

Adendo: A denúncia da CBTT sobre o SISGCORP no TCU está pautada parajulgamento em plenário no dia 14/05/2025:

 

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.