Tutorial da CBTT sobre guias de tráfego enquanto SINARM CAC não sincroniza com SIGMA

A Confederação Brasileira de Tiro Tático (CBTT) publicou o Ofício nº 067/2025, com orientações práticas em tutorial para os atiradores esportivos que enfrentam dificuldades para emitir guias de tráfego de armas novas. A orientação surge diante da instabilidade de sincronização entre os sistemas SIGMA (do Exército) e SINARM CAC (da Polícia Federal), que impede a visualização de armas no SINARM CAC recentemente apostiladas no SISGCORP.

Com a migração das competências para a Polícia Federal, o SINARM CAC passou a ser o canal oficial para emissão das guias. No entanto, por não haver sincronização automática com o SIGMA, armas novas adquiridas recentemente ainda não aparecem no novo sistema, impossibilitando a geração da guia eletrônica e, por consequência, o cumprimento da exigência legal de habitualidade com arma própria.

A CBTT recomenda que os atiradores, diante dessa falha sistêmica, protocolem a guia de tráfego fisicamente, com base no art. 5º do Decreto nº 8.539/2015, que autoriza o uso de procedimentos manuais quando a indisponibilidade eletrônica possa causar prejuízos, haja vista que a Portaria 260-COLOG permite habitualidade com arma do clube ou de outro atleta apenas para quem não possui arma apostilada.

Para isso, os atletas devem reunir documentos como: cópia do CRAF, do CR, do documento de identidade, da GRU paga, além de prints de alta resolução que comprovem a ausência da arma no SINARM CAC. Um modelo de requerimento está anexo ao ofício, que também traz os e-mails das DELEAQs da Polícia Federal em todo o país.

A previsão, segundo informações recebidas pela Confederação, é que a integração dos sistemas ocorra até o final de agosto de 2025. Até lá, os atletas devem manter a calma, registrar todos os atos e efetuar o protocolo excepcional do tutorial constante no ofício.

A CBTT segue atuando em defesa da legalidade, buscando garantir aos desportistas os meios para cumprimento de suas obrigações, mesmo diante da instabilidade dos sistemas oficiais.

Confira aqui o ofício tutorial com o modelo de requerimento: Ofício 067-2025 – Atletas – Orientações sobre guias de armas novas

Facebook
WhatsApp
Email

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.